
O diretor de relações institucionais do Grupo Severiano Ribeiro, Luiz Gonzaga de Luca, em entrevista para o Portal, explicou como isso pode tornar os filmes mais emocionantes. No caso de Parque dos Dinossauros (Jurassic Park), por exemplo, o surround é responsável pela percepção que nós temos da cena. O ruído do farfalhar de folhas, o barulho do motor do jipe e a sensação de que o Tiranossauro Rex está respirando bem atrás de nós. Já o impacto causado pela pressão sonora fica evidente na cena em que o som das pegadas do dinossauro provoca uma vibração na sala.
Para saber quais estabelecimentos têm esse tipo de recurso, é só procurar pelo sistema Dolby Digital ou DTS. Luca também ressalta que há diferença entre eles. O DTS, apesar de ter sido o primeiro sistema digital, é mono-amplificado, enquanto o Dolby Digital apresenta três amplificadores. Isso significa que o impacto da cena em que o T-Rex persegue o jipe é maior em salas Dolby Digital.
Já o THX é uma certificação de que a sala está dentro dos padrões dos estúdios Lucasfilm, de George Lucas (diretor da franquia Star Wars). Esse tipo de sala funciona como um estúdio, pois tem condições ideais, de acordo com o exigido pelo diretor na projeção de seus filmes.